Compactando com Zipstream: Tecnologia que “economiza” até 50% do armazenamento de vídeo

Posted by

Sim! É possível economizar e reduzir o seu armazenamento em até 50% (ou mais) e manter todas as informações importantes preservadas. Mas antes vamos entender um pouquinho sobre compressão de vídeo.

Afinal, o que é compressão de vídeo?

Normalmente arquivos de vídeo ocupam bastante espaço no disco rígido do seu computador e é por isso que você precisa compactá-los. Essa compactação deve ser feita de forma que não haja uma grande perda de qualidade, para caso exista a possibilidade do vídeo precisar ser descompactado no futuro.

Evolução dos Compressores

Como vimos no seguinte artigo, temos o H.264, que é um padrão de compressão comum entre as câmeras de CFTV existentes no mercado, adaptável a qualquer tipo de projeto e contém uma melhor redução da taxa de bitrate em comparação com versões anteriores.

Sua evolução, o H.265, apresenta uma redução de até 35% de menos bytes, porém poucos modelos de câmeras no mercado contêm suporte a este novo mecanismo.

E finalmente chegamos à tecnologia Zipstream da Axis Communications.

Zipstream

Em 2015, a Axis Communications lançou a tecnologia Zipstream no mercado. Antes era usada somente para identificação e preservação das áreas de interesse forense e hoje, após aprimoramentos realizados pela marca, ela é capaz de diferenciar dados importantes e não importantes, mantendo a resolução e a taxa de quadros, além armazenar muito menos e ser compatível com a maioria dos novos modelos de câmeras Axis.

Lembrando que por ser uma tecnologia desenvolvida pelo próprio fabricante, o Zipstream vem de fábrica.

Como citado no início deste artigo, o Zipstream é capaz de apresentar uma redução de taxa de até 50% se comparado ao H.265 ou superior em comparação com o H.264, além de ser possível utilizá-lo em conjunto com um dos padrões de compressão mostrados acima.

Apesar de já ter exposto diversos benefícios do Axis Zipstream, é importante frisar que sua performance se sobressai em vários pontos, mas principalmente em pontos com pouca luz, onde se faz necessário fornecer imagens de qualidade.

Vale a Pena Investir no Zipstream?

Em seu site, a Axis Communicatios realizou a comparação da taxa de bitrate utilizando os padrões H.264 sem Zipstream e com Zipstream.

O resultado foi que durante o dia o padrão H.264 transmite uma média de 1931kbps enquanto usando o Zipstream sua performance média chegou a 1256kbps. Durante a noite, em momentos de baixa luminosidade o H.264 transmite uma média de 5398kbps enquanto o Zipstream transmitiu a média de 1539kbps.

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa