data-centers

Saiba como proteger o Data Center da sua empresa

Posted by

A utilização dos data centers sempre foi extremamente importante entre as corporações, mas o crescimento dos serviços em nuvem durante a pandemia fez com que o seu uso se expandisse ainda mais.

Devido a esse crescimento brusco, pensar em recursos que protejam os dados das empresas e a mantenham operando se tornou essencial, pois basta uma fresta vulnerável para colocar em risco toda a operação.

As ameaças são diversas, desde ataques externos até os cibernéticos e para saber como se proteger, hoje iremos apresentar as diversas camadas de segurança fornecidas pela Axis para garantir a proteção tanto do seu perímetro quanto dos racks de servidores. Bora lá? ?

Mas afinal, o que é um Data Center?

Um data center nada mais é do que um centro de processamento de dados. É um local onde estão concentrados os sistemas computacionais de uma empresa, como um sistema de telecomunicação ou de armazenamento de dados, incluindo o fornecimento de energia para a instalação.

Conheça as 5 camadas de proteção para o seu Data Center

1. Perímetro: O perímetro é a porta de entrada para o seu negócio. E por isso é necessário que a primeira camada possa detectar e verificar invasões em tempo real. As câmeras Axis e até mesmo os radares podem auxiliar nesse processo, fornecendo recursos e análises inteligentes para a equipe de segurança até nos momentos mais críticos. 

As imagens detectadas por elas podem acionar avisos e alertas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, é possível instalar as câmeras de forma estratégica, afim de realocar o pessoal para áreas com maior risco de invasão.

2. Instalação: Uma vez dentro de suas instalações, tanto as pessoas quanto os objetos serão monitorados a todo momento, mas alguns imprevistos podem existir, como a má iluminação do local.

Pensando nisso, a Axis desenvolveu recursos importantes que hoje já vem instalados na maioria dos novos equipamentos, como o lightfinder, que proporciona imagens nítidas e coloridas mesmo em condições de pouca luz, o forensic WDR que fornece imagens de alta qualidade mesmo com áreas escuras e claras na mesma cena e o optimizedIR que permite o monitoramento mesmo na escuridão total.

3. Sede: E para assegurar que ninguém entre sem autorização em sua empresa, investir em um sistema de controle de acesso Axis pode ser uma excelente opção. O controle pode ser realizado em mais de uma entrada, mas é unificado em uma única central remota. 

Sua integração com as câmeras Axis evita mal-entendidos nas etapas de identificação, autenticação e autorização e garante que apenas o pessoal autorizado tenha acesso a determinados locais, fornecendo uma segurança flexível, econômica, inovadora e escalável.

4. Salas de servidores: A segurança das salas de servidores também é uma etapa essencial para evitar danos dentro do próprio data center, pois além de proteger pessoas e ativos, as câmeras Axis de alta resolução podem aplicar um zoom digital em uma posição pré-definida.

Por exemplo, assim que a porta de um gabinete for aberta, automaticamente a câmera irá aplicar o zoom digital permitindo que o operador verifique visualmente o que está acontecendo na cena.

Além disso, as gravações de vídeo possibilitam a análise do que aconteceu no local durante todo o funcionamento, com a identificação das pessoas e a possibilidade de recuperação para respaldar auditorias internas.

5. Racks de servidores: Os racks de servidores são os cérebros dos data centers e podem ser melhor protegidos quando há integração com alarmes inteligentes às imagens. 

Sendo assim, caso uma atividade seja detectada em horários inesperados ou se as portas dos gabinetes forem deixadas abertas por muito tempo – seja por descuido dos funcionários ou por ações mal-intencionadas, é possível enviar um alerta para que os operadores possam tomar uma ação proativa, evitando maiores problemas.

Ufaa! Por hoje são somente essas dicas, mas se você quer conhecer mais sobre as soluções de áudio e vídeo da Axis que ajudam a proteger os seus data centers do perímetro o núcleo, venha para o IPMarket fazer uma cotação com a nossa equipe especializada!

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa