santuario-aparecida

Santuário Nacional de Aparecida investe em robusto sistema de segurança

Posted by

Não é de hoje que a parceria entre a SilliS e a Axis vem rendendo diversos frutos e um exemplo disso, é o projeto de implementação e expansão de câmeras Axis do segundo maior santuário mariano do mundo, o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no interior de São Paulo – Brasil.

Hoje, o local com cerca de 1,3 milhões de m² possui uma solução de videomonitoramento integrada pela SilliS que conta com a tecnologia das melhores câmeras Axis e com o gerenciamento das imagens em uma única plataforma da Milestone através do VMS XProtect Corporate.

Quer conhecer mais sobre as soluções implementadas pela SilliS? Então é só continuar nesse post! 😉

Investimento em segurança de qualidade

Todo o projeto começou em 2012 quando houve a primeira instalação realizada no Hotel Rainha do Brasil, localizado à 700 metros do Santuário Nacional. A partir do ano seguinte, o projeto foi ampliado e se estendeu para a Basílica e na sequência, para todo o complexo.

Atualmente, o Santuário que recebe cerca de 12 milhões de devotos por ano conta com um sistema de videomonitoramento no Memorial da Devoção à Nossa Senhora Aparecida, no Caminho do Rosário e no próprio circuito de visitação à cúpula da Basílica, totalizando em 399 câmeras de vigilância.

E para unificar o sistema e otimizar o fluxo de informações enviadas à central de monitoramento, a SilliS implementou o Milestone XProtect Corporate, uma plataforma mais robusta que além de realizar a economia de largura de banda do local, também permitia realizar integrações únicas e personalizadas com os equipamentos Axis.

Câmeras multiuso: da Basílica para à rede de TV

Além das missas presenciais, há também as que são transmitidas ao vivo pela internet para a programação da TV Aparecida, portal e aplicativo.

Pensando nisso, a SilliS indicou o AXIS Streaming Assistent (ASA) para realizar a integração dos modelos de câmeras compatíveis com a aplicação de streaming via vídeo e áudio. O aplicativo permite também que haja a integração de forma facilitada com os sistemas de streaming Skype, Adobe Flash Media Live e diversos outros.

E se quando integrado a funcionalidade Zipstream, o ASA permite enviar os dados de áudio e vídeo com uma taxa de bits minimizada. Ou seja, além de permitir outras funcionalidades, é possível economizar a transmissão de dados em uma rede e melhorar a transmissão de áudio e vídeo via streaming.

E para trabalhar em conjunto com o AXIS Streaming Assistent, foram instaladas cinco câmeras da linha P13 devido a sua possibilidade de utilizar lentes de 50mm para realizar a função de transmitir 6 canais ao vivo 

Espaço seguro com monitoramento contínuo

A garantia de que tudo está funcionando bem e os visitantes estão aproveitando sua estadia na cidade – que se tornou um polo turístico do Vale do Paraíba – vem de um local específico: a central de monitoramento do Santuário. Ali, um grupo de pessoas trabalham para monitorar as imagens geradas pelas centenas de câmeras espalhadas por todo o local.

Esse trabalho é complementado por outra central que fica dentro do Hotel Rainha, com monitoramento ininterrupto – 24 horas por dia, sete dias por semana. Um storage de 500 TB é utilizado para armazenar as imagens e o Milestone Corporate – programado para trabalhar com 40 modelos diferentes de câmeras Axis. Ele se encarrega de gerenciar as imagens que chegam de todos esses locais.

Durante a pandemia, com a necessidade dos protocolos de biossegurança e a capacidade das missas limitada, a tecnologia auxiliou na verificação do uso correto dos EPI’S e também colaborou com o trabalho das equipes que coordenam o distanciamento entre as pessoas.

“A possibilidade de ter equipamentos com tecnologia IP totalmente integrados facilita muito tarefas do dia a dia, como a manutenção remota, integração de sistemas, trabalho multiplataformas e convergência para um único canal. Com o trabalho conjunto da Axis e da Milestone na central de monitoramento, conseguimos detectar com facilidade todo tipo de problema e temos capacidade de reação coordenada. A unificação dos sistemas em uma plataforma única era o que faltava para deixar a parceria perfeita. Estamos muito satisfeitos”, finaliza Luisa Vieira, responsável pelo TI do Santuário.

Agora que você já conhece um pouco sobre a solução implementada pela SilliS no Santuário Nacional de Aparecida, que tal realizar um orçamento com a nossa equipe especializada?

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa