CÂMERAS TÉRMICAS NO ARMAZENAMENTO DE NITRATO DE AMÔNIO – PREVENÇÃO EM AMBIENTES DE RISCO

Posted by

A conscientização e entendimento dos riscos da armazenagem indevida de um composto tão importante quanto o Nitrato de Amônio (NH4NO3) é de extrema importância, pois ele está presente em nosso dia a dia.

Ao mesmo tempo em que é usado na composição de fertilizantes para a agricultura, também pode ser usado na fabricação de explosivos por se tratar de uma substância com alto nível oxidante.

Seguir as orientações de armazenamento é muito importante, pois se manuseado com negligência situações de perigo podem acontecer, como o ocorrido na capital libanesa


Armazenamento no Brasil

A Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) é responsável pela regulamentação de questões que envolvem o nitrato de amônio no Brasil e uma de suas indicações, é que a estocagem do produto seja realizada em locais fechados, como armazéns.

Além da indicação acima, outros cuidados também devem ser tomados, como o distanciamento de produtos que possam provocar chamas, manter aparelhos que possam cessar-fogo e profissionais preparados e treinados por perto, controle da temperatura do local de armazenamento e outras cautelas.

Câmeras Térmicas

Sabemos que a reserva de nitrato de amônio em grandes quantidades pode se aquecer se não realizada da forma correta e para que incidentes não ocorram, muitas empresas estão adotando o uso de câmeras térmicas.

Como vimos neste artigo, as câmeras termográficas possuem um sensor que permite monitorar ambientes através da radiação térmica emitida pelos compostos de nitrato, por isso, o seu uso vem ganhando destaque no segmento.

Com a solução de monitoramento termográfico contínuo através destes equipamentos, é possível analisar gráficos e indicadores da saúde do ambiente de armazenagem, fazer relatórios para uso de análise de risco e melhorias constantes no programa de segurança do trabalho.

Vale lembrar que existem algumas câmeras que necessitam do Certificado de Registro (CR) para serem comercializadas, mas alguns fabricantes como a Axis Communications disponibilizam modelos livres deste certificado, como os modelos e Q1942-E de 10mm e Q2901-E de 9mm e também os modelos discretos P1280-E e FA1080-E.

Investir em segurança com consciência de quais são as melhores soluções para o seu projeto é fundamental. E para isso, a SilliS/IPMarket pode te ajudar com uma equipe especializada em projetos de videomonitoramento. Venha fazer um orçamento conosco.

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa