CFTV para pequenos e médios negócios

Posted by

Ao projetar soluções de videomonitoramento para pequenos e médios negócios é importante destacar a real necessidade que o segmento empresarial requer a médio/longo prazo com a finalidade de evitar custos desnecessários. Porém, é neste processo que muitos gestores acabam optando por equipamentos com preços vantajosos a primeiro momento, mas que a longo do tempo acabam causando a famosa “dor de cabeça”.

No mercado de CFTV é possível encontrar diversas soluções com valores, configurações e durabilidade diferentes, aqui vamos destacar algumas dicas que costumam trazer um bom custo-benefício sempre evidenciando soluções empresariais.

Sistema de rede IP e POE

Atualmente a tecnologia de transmissão via IP é bastante popular no mercado CFTV, ainda assim, é possível encontrar equipamentos que usam a tecnologia analógica. A maior vantagem em adquirir equipamentos com este tipo de comunicação é a economia que estes podem fornecer ao projeto de forma geral, já que sistemas IP podem se comunicar em alta qualidade e armazenar seus dados em diversos dispositivos de forma fácil, principalmente se os dispositivos se comunicam por POE (que envia e recebe dados e energia elétrica em um único cabo) diferentemente da tecnologia analógica que em muitos casos necessitam de cabeamentos e configurações mais estruturados como por exemplo DVRs para armazenamento de dados de média qualidade.

A longo prazo a utilização de sistemas IP pode colaborar para economia de custo de manutenção de projeto, já que provavelmente a quantidade de cabos e equipamentos de armazenamento serão inferiores a os que são usados com câmeras analógicas.

Câmeras

O segredo para encontrar a câmera com o custo-benefício correto está em localizar o modelo perfeito para cada área de monitoramento. Geralmente, câmeras PTZ (Pan-tilt-Zoom) são bastante populares por permitir a movimentação da imagem através do controle do usuário, isso pode permitir que uma câmera PTZ possa substituir mais de uma câmera de modelo Fixo(que não contém este tipo de movimentação).

Além disso existem câmeras ideais para lugares como corredor, na qual permitem a movimentação da lente de horizontal para vertical e assim captar maior parte de um ambiente estreito nas laterais como corredores. Com este tipo de funcionalidade, além de uma possível economia na quantidade de equipamentos para monitorar um único ambiente, é possível economizar em bitrate e armazenamento de dados, já que os pixels de monitoramento estão todos com foco na área correta e sem desperdícios com paredes.

Ainda, existem outras características em câmeras de CFTV que podem ser um diferencial para um projeto de pequeno/médio negócio. O tipo de ambiente para o qual a câmera foi projetado é um exemplo, existem câmeras para ambientes internos que contém um tipo de proteção específica e câmeras para ambientes externos que podem suportar chuva, raios de sol entre outros eventos.

Além disso existe um tipo de certificação contra impactos que auxiliam os equipamentos (principalmente externos) a resistirem a atos de vandalismo, estes podem ser classificados, como por exemplo, IK09, IK10 (quando maior o número, melhores são as configurações de proteção).

Software VMS na nuvem

Por fim, porém não menos importante, o modo com que a rede e os dados de monitoramento podem ser administrados também impactam no custo-benefício de um projeto de pequeno/médio porte. Os benefícios de armazenar na nuvem são diversos, além de economia com storage, muitas aplicações na nuvem fornecem um domínio de segurança criptografada maior, e sendo na nuvem, consequentemente possibilita o acesso remoto através de smartphones, tablets e notebooks de pessoas habilitadas as imagens armazenadas.

Pensando em pequenos e médios projetos, desenvolvemos um Hotsite totalmente especializado nestes segmentos, onde é possível não só montar o seu projeto como realizar a compra direta, clique aqui e veja esta solução em CFTV que pode ser adquirida para finalidade de segurança tanto residencial como empresarial.

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa