Sustentabilidade e projetos CFTV

Posted by

Hoje em dia o termo sustentabilidade é comumente atrelado ao meio ambiente e sua preservação para o futuro, porém no mercado empresarial esta nomenclatura abrange diversos aspectos como financeiro, social e tecnológico.

Por isso, vamos mostrar a importância deste conceito para trazer resultados em projetos CFTV.

Tipos de sustentabilidade

Como mostrado anteriormente, existem diversos tipos de sustentabilidade, veja como elas podem ser aplicadas dentro de projetos CFTV :

O conceito de sustentabilidade econômica ou financeira promove que os bens produzidos financeiramente dentro de projeto são capazes de dar continuidade e manutenção ao mesmo de forma que esse ciclo permaneça estável durante seu período.

Aplicando a um projeto CFTV a sustentabilidade econômica garante que os custos materiais, de instalação, de manutenção e até mesmo de riscos possam ser custeados como requisito mínimo para dar continuidade ao projeto durante um período definido entre os envolvidos.

A sustentabilidade social é um termo mais abrangente e se relaciona mais com o envolvimento externo de um projeto e de como este projeto pode afetar a sociedade.

Desta forma, este conceito demonstra a importância da investigação e da preocupação de como o projeto pode afetar o bem-estar de uma sociedade. Geralmente projetos urbanos e de grande porte necessitam de maior ênfase neste tipo de sustentabilidade, como por exemplo, se está colaborando para violência urbana, trazendo riscos a parte da população, aumentando a desigualdade social etc.

Um exemplo de utilização deste conceito em projetos CFTV é a preocupação da instalação de itens que interferem nos direitos de privacidade humana em uma propriedade pública e o quão um risco de mau gerenciamento pode vazar informações privadas.

Tecnologia e sustentabilidade

A sustentabilidade tecnológica está automaticamente ligada a sustentabilidade ecológica, hoje em dia, com os processos tecnológicos cada vez mais avançados existem grandes quantidades de descartes tecnológicos como computadores, smartphones e câmeras e isso influencia diretamente com o meio ambiente e as riquezas naturais do planeta.

Embora exista a relação interligada entre sustentabilidade ecológica e tecnologia, hoje em dia existem diversas soluções para cooperar para um desenvolvimento sustentável ambiental.

No mercado CFTV é possível encontrar diversas fabricantes preocupadas com o desenvolvimento tecnológico sustentável que fornecem soluções que colaboram não só para sustentabilidade ecológica, mas também social e financeira.

A Axis, por exemplo, busca fabricar câmeras com alta qualidade de material sempre enfatizando a resistência de seus produtos com finalidade de diminuir os índices de manutenção e troca desnecessária de material, além disso, existem diversas soluções em CFTV que podem substituir vários modelos de câmeras por um único equipamento para garantir maior sustentabilidade tanto no descarte de equipamento, quanto no custo.

Além disso, a maior parte dos equipamentos CFTV contém entrada POE, na qual substitui dois cabos de conexão sendo um para alimentação e um para transmissão de dados em um único cabo inteligente. Por fim, a tecnologia POE acoplada com um switch pode ser integrada a diversos meios de geração de energia sustentável, como placas de captura solar.

Crescimento Sustentável

Sustentabilidade não é garantia de perpetuidade, ou seja, um projeto sustentável pode ter um final ou uma data limite para sua continuidade, desta forma é mais fácil medir e monitorar todas suas variáveis.

Por fim, para um crescimento sustentável é necessário planejamento, de forma com que os recursos não se esgotem durante o período vigente definido no início do projeto.

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa