Não basta só instalar câmeras! Monitorar de forma eficaz com alerta de anomalias pode prevenir diversos riscos

Posted by

No ano passado aconteceu um incêndio no hospital Badim no estado do rio de janeiro e de acordo com a reportagem do G1, a ocorrência aconteceu devido a um problema no gerador do subsolo do prédio, que gerou o incêndio e se espalhou para os andares superiores. Todos esses eventos foram monitorados por câmeras de vigilância e é possível visualiza-los no vídeo abaixo:

Embora o incêndio e as mortes tenham sido provocados por diversos fatores, o foco deste artigo é analisar eventos como estes e relaciona-los com as tecnologias do mercado CFTV que podem auxiliar a prevenção riscos, sejam eles de incêndio, roubo ou qualquer situação adversa.

A importância do monitoramento

É comum que ao iniciar um projeto de implantação de sistemas de vigilância o foco principal seja a instalação do sistema de monitoramento e o modo com que a rede vai transmitir e armazenar os dados.  Isso também se torna usual em monitoramentos domésticos e de pequenos comércios, onde quase sempre a instalação não é feita por profissionais.

Porém, quando um projeto de implantação é direcionado a ambientes maiores e com maior fluxo de pessoas é necessário maior cuidado não só com a definição de requisitos e instalação, mas também com a pós instalação, que nos caso seriam o monitoramento contínuo e a manutenção técnica dos equipamentos.

É possível que a preocupação com monitoramento continuo seja uma das partes mais essenciais em projetos de médio e grande porte. A final, é nesta etapa que muitos riscos do dia-a-dia podem ser prevenidos.  Para isso, não basta simplesmente que o equipamento esteja funcionando e enviando dados para uma central de armazenamento, são necessárias certas providências para uma tomada de decisão rápida para que problemas como incêndios possam ser resolvidos de forma eficaz consequentemente salvar vidas.

Detectar anomalias no dia-a-dia de forma automática

Basicamente existem duas formas de prevenir e tomar decisões em um monitoramento contínuo. A primeira seria a contratação de profissionais específicos para monitoramento que podem obter a função exclusiva de vigiar as câmeras, porém,  existem limitações humanas sendo que  não é possível que uma pessoa, por exemplo, esteja em plena atenção vigiando centenas de câmeras ao mesmo tempo.

A segunda forma de prevenção são os softwares de vídeo analise para câmeras IP, que em conjunto com um profissional  pode ser capaz de monitorar diversos locais e tomar diversas decisões de forma automática e/ou repassar eventos considerados “estranhos” para tomada de decisão humana.

Um exemplo deste tipo de solução é o Agent Vi.

Agent Vi

O Agent Vi se tornou líder global em soluções de vídeo análise e possuí softwares altamente prestativos como o sav Vi e o mas recente inno Vi com tecnologia para varredura e análise em tempo real, ainda contendo alertas e algoritmos para BI (business intelligence).

Detecção de Anomalias

Basicamente, a detecção de anomalias é uma função do Agent Vi que permite ao software identificar eventos, objetos, pessoas, veículos, animais etc. que estão fora de um padrão estabelecido pelo monitoramento e gerar um alerta imediato.

Seu diferencial perante a outros softwares é a forma com que o Agent Vi calibra seus algoritmos para aprendizagem automática, permitindo que o mesmo aprenda de forma autônoma a identificar o ambiente monitorado e seus tipos de anomalias mesmo em condições de pouca iluminação.

No caso do incêndio ocorrido no hospital Badim, um software como este pode, por exemplo, gerar alertas no momento em que a câmera identificou fumaça e  transmitir para que a equipe pudesse realizar o evacuamento dos andares de forma rápida e com maior segurança.

Conheça um pouco mais sobre o Agent Vi em nosso Hotsite exclusivo e peça um orçamento para seu projeto de CFTV !

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa