Ainda em crescimento, a tecnologia 4K começa a ser adotada por grandes massas a partir de televisores e monitores capazes de reproduzir esta resolução.
Por esta questão, equipamentos de captação de imagem também estão sendo atualizados para se ajustar a este padrão de resolução superior a já conhecida resolução HDTV.
A rapidez da evolução de tecnologias de captação e transmissão de vídeo é surpreendente, isso porque em menos de 20 anos foi possível vivenciar o crescimento e adaptação da tecnologia digital em HDTV e o surgimento da sua sucessora, a resolução 4K.
A tecnologia 4K permite a captação de vídeo em uma resolução 4 vezes maior do que a tecnologia HDTV 1080p usando o formato pré-estabelecido pela SMPTE (Society of Motion Picture and Television Engineers) de 16:9.
Isso resulta em uma riqueza de detalhes 4 vezes maior, e que possibilita diversos mercados explorar tecnologias de vídeo de formas mais avançadas.
O mercado de videomonitoramento e vigilância é um destes vários segmentos que evoluíram com a tecnologia 4k e hoje possibilitam não só monitoramentos ricos em detalhes, mas também maior fidelidade em tecnologias de vídeo análise, como por exemplo, o reconhecimento facial.
Todas essas tecnologias ainda estão em constante desenvolvimento e por isso, existem possibilidades que ainda não foram exploradas enquanto outras estão sendo trabalhadas para oferecer um melhor suporte a usuário de resoluções 4k.
A Axis Communications que é uma fabricante de Câmeras de vigilância em rede, por exemplo, já possuí um catálogo de câmeras de videomonitoramento capazes de monitorar na resolução 4k e que contém API aberta para diversas integrações como incentivo a realização de projetos inovadores.
Abaixo, listamos alguns destes modelos produzidos pela Axis:
Câmeras Bullet
Câmeras Discretas
Câmeras Fixas
Câmera IP Axis P1378-LE (Com IR e para ambientes externos)
Câmeras Panorâmicas
Câmeras PTZ
Existem outras soluções em videomonitoramento em nossa loja online, se preferir, clique aqui e peça um orçamento.