Tendências em CFTV para 2024: Como os Avanços Tecnológicos estão Transformando a Segurança

Tendências em CFTV para 2024: Como os Avanços Tecnológicos estão Transformando a Segurança

Que o setor de segurança está em constante evolução devido os avanços da tecnologia não é novidade, mas à medida que nos aproximamos de 2024, diversas tendências em CFTV se destacam, redefinindo a forma como abordamos a vigilância no meio empresarial. 

Neste artigo, vamos explorar as principais tendências para esse ano, destacando também o que já está sendo deixado no passado. 😃

O que é CFTV?

Também conhecido como Circuito Fechado de Televisão, o CFTV é um sistema que utiliza câmeras de vídeo para transmitir sinais a um local específico, geralmente um conjunto de monitores ou um gravador.

Esse sistema é amplamente utilizado para monitoramento e segurança em diversos ambientes, como residências, empresas, instituições públicas, entre outros. As câmeras podem ser instaladas em locais estratégicos para capturar imagens de áreas específicas e ajudar na prevenção de atividades criminosas, bem como na identificação de pessoas e eventos.

Principais Tendências em CFTV para 2024

Agora que já entendemos o que é CFTV, chegou a hora de conhecermos suas tendências. Vamos lá? 😃

  1. Inteligência Artificial (IA)

Como falar de segurança sem citar a Inteligência Artificial? Um tema que foi muito discutido em 2023 segue em alta agora em 2024, pois a tendência é que os sistemas de vigilância alimentados por IA ganhem ainda mais relevância no mercado, sendo suporte para identificação de padrões complexos, comportamentos suspeitos e antecipação de ameaças. Dessa maneira, deixando para trás métodos convencionais de monitoramento manual que estão se tornando obsoletos, dada a incapacidade de lidar com a crescente quantidade de câmeras em operação.

  1. Integração de Dispositivos IoT

Os dispositivos IoT (Internet das Coisas) são objetos físicos que estão conectados à internet e podem coletar e compartilhar dados. Eles estão se integrando cada vez mais ao CFTV devido a sua grande evolução, pois criam ecossistemas de segurança seguros e eficientes. Os sensores inteligentes e fechaduras conectadas proporcionam respostas rápidas a incidentes, com isso, os sistemas isolados e desconectados que não aproveitam a interconectividade dos dispositivos IoT limitam muito a eficácia da segurança, sendo deixados de lado como uma opção viável.

  1. Biometria e Reconhecimento Facial Aprimorado

A biometria é uma técnica que utiliza características físicas ou comportamentais únicas de um indivíduo para identificação ou autenticação e, o reconhecimento facial nada mais é do que uma forma específica de biometria, que utiliza as características faciais de uma pessoa para identificá-la ou verificar sua identidade. Com a evolução da inteligência artificial, o reconhecimento facial e leitura de íris estão substituindo senhas e cartões de acesso, proporcionando níveis mais elevados de segurança, deixando para trás a autenticação tradicional baseada em senhas e cartões que se tornou menos segura e mais vulnerável a violações.

  1. Armazenamento em Nuvem

O Armazenamento local é limitado em capacidade e acesso e, por isso, seu lugar está sendo ocupado por uma tecnologia mais atual. A nuvem é um serviço de armazenamento de dados online onde os usuários podem salvar, acessar e gerenciar seus arquivos pela internet. Por oferecer acesso remoto, recuperação de dados e escalabilidade, ele permite uma gestão total desses dados sem sair do lugar e uma das principais tarefas desta modalidade é garantir que apenas usuários autorizados acessem os dados armazenados, com um perigo de perda ou roubo de dados muito menor.

  1. Câmeras Inteligentes e Análise de Dados

As Câmeras inteligentes também não ficaram para trás. Com recursos analíticos avançados, como reconhecimento de padrões e a qualidade de imagem, a eficácia do monitoramento ficou ainda melhor, deixando para trás as câmeras convencionais sem recursos de análise que limitam a capacidade de resposta a eventos e comportamentos suspeitos e com qualidades inferiores que dificultam o dia-a-dia.

Uma Nova Era na Segurança

À medida que nos dirigimos a 2024, a segurança abraça uma era marcada pela inteligência artificial, conectividade total e análise avançada de dados. Investir nessas tendências é crucial para garantir a eficácia dos sistemas de vigilância e a proteção contínua dos espaços. 

Nós, do IPMarket, buscamos manter as melhores tecnologias de segurança para garantir que seu espaço esteja sempre protegido, por isso, o que acha de fazer um orçamento com a nossa equipe especializada? 😀