Estabilização de imagem: Chega de monitorar com câmeras que produzem vídeos tremidos

Posted by

Capturar imagens com qualidade sempre foi o grande objetivo em um sistema de monitoramento por vídeo, pois sem este recurso, provavelmente o sistema não identificará os eventos definidos como importantes nos requisitos de seu projeto.

O problema é que nem sempre o equipamento adquirido contém todas as características necessárias para cumprir com o objeto do projeto, e é para este caso que definimos neste artigo uma das funcionalidades mais importantes como diferencial para captura de maior parte destes eventos, a estabilização de imagem.

Estabilização de imagem

Assim como o Zoom de uma câmera, na qual definimos no seguinte artigo, a estabilização de imagem é um recurso que pode ser encontrado de forma mecânica ou digital.

A estabilização de imagem óptica (OIS) é um recurso encontrado em câmeras que contém em seu hardwares um giroscópio responsável por detectar e estabilizar os movimentos captados. Este tipo de recurso, embora mais caro, permite melhorar a precisão da imagem evitando ruídos de forma mecânica e assim possibilitando uma captura mais estável mesmo em ambientes com vibrações e ventania. Sua maior vantagem é a estabilização sem perda de resolução, já que este processo é realizado no momento da captura de imagem.

Já a estabilização de imagem eletrônica ou digital (EIS) utiliza de softwares, geralmente embarcados na câmera, que processam as imagens capturadas e retiram o ruído e blur (embaçado) das mesmas, permitindo mitigar problemas de visualização.

Embora este recurso possa ocupar processamento, no mercado CFTV existem equipamentos com boas especificações capazes de realizar esta função de modo automático e reconhecendo os padrões de movimentos que são naturais.

Este recurso é popular em câmeras IP pois além de melhorar o desempenho da captura, permite ao equipamento dispensar hardwares específicos e consequentemente barateia o seu valor.

Recursos de estabilização integrados

Ainda, é possível encontrar câmeras IP que contém ambos os recursos mecânicos e digitais, este tipo de câmera pode produzir imagens com o mínimo de perda por movimentação ou vibração.

A linha Q35 da empresa fabricante Axis é um bom equipamento com estabilização de imagem, já que integra o seu sensor giroscópio com o software que ajuda a trazer a melhor precisão da captura.

Para quais projetos este recurso é indicado?

O recurso de estabilização de imagem, seja ele digital ou analógico, é indicado a projetos que envolvam eventos externos que possam influenciar a movimentação e vibração da câmera, sejam estes :

  • Ambientes externos com altos índices de ventania e tempestade;
  • Instalação em veículos;
  • Instalação em plataformas aquáticas;
  • Ambientes com grande movimentação de pessoas ou veículos;
  • Postes altos;
  • Mineradoras, Barragens, Hidrelétricas etc.
Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa