como-integrar-a-central-de-alarme-com-videomonitoramento

Como integrar a central de alarme com videomonitoramento?

Posted by

Escolher o sistema de videomonitoramento (VMS) para o seu projeto pode não ser uma tarefa fácil. Hoje, esse setor tem sofrido muitas alterações devido as tendências de integrações do mercado. Por isso, resolvemos trazer algumas dicas sobre a integração de centrais de alarmes com videomonitoramento.

A transformação dos ambientes de monitoramento de vídeo para o monitoramento multi-uso demanda da inclusão de diversos hardwares além das câmeras, como o IoT.

Graças a essa tecnologia, hoje podemos desenvolver diversas atividades de forma remota com mais efetividade e segurança do que antes, quando eram realizadas presencialmente.

Mas afinal, o que é IoT?

Internet of things ou internet das coisas em português, se refere a interconexão entre equipamentos do nosso cotidiano com a internet. Ou seja, a capacidade de reunir qualquer tipo de equipamento e este poderem comunicar entre si, remotamente com a nuvem.

Quer ver um exemplo prático? Então vamos lá!

Você possui uma fábrica de roupas e preveniu ela de todas as formas para futuros eventos indesejados, como invasões. Construiu um muro, instalou câmeras de segurança, sensores de presença em todo perímetro, cornetas, vídeo porteiro nos acessos, portas com controle de acesso automatizado e diversos outros equipamentos.

Mas agora na pandemia a fábrica está com atividades reduzidas e contratar uma equipe de segurança tornou-se inviável não só pelo orçamento, mas também por estar cada vez mais difícil encontrar profissionais de confiança hoje em dia.

Tenho certeza que você está pensando: como ficarei seguro sem uma equipe
de segurança local? Como farei o monitoramento da minha empresa?

Calma! Nós temos a solução!

Você pode simplesmente ceder o acesso dos seus recursos a uma central que monitora vários locais simultaneamente e a qualquer evento acionado eles tomam alguma ação já definida, como confirmar o evento através das câmeras, acionar um áudio de alerta para sua corneta ou ativar o sistema antifurto persuadindo o invasor a se retirar do local. E ao acionar a polícia, as imagens das gravações poderão ser compartilhadas para ajuda na investigação.

Felizmente tudo isso É POSSÍVEL!

Mas antes de tudo, vamos conferir alguns cuidados que merecem uma atenção especial.

Atenção a elétrica e rede de dados: pensar em uma boa fonte de eletricidade é fundamental, principalmente para aqueles momentos em que ocorre a queda de energia e o seu sistema precisa se manter ativo.

Nobreaks com sensores de aviso bem dimensionados e de uso exclusivo para o sistema de segurança também são importantes, além de um link (ou mais de um) de internet, com uso de roteador de firewalls irão entregar a solução que precisa para que você não se preocupe com possíveis falhas de fornecimento no futuro.

Protocolos padrões: por um lado o uso de protocolos de comunicação padrões facilitam as integrações, mas por outro eles são o maior alvo de ataques cibernéticos e normalmente os mais vulneráveis. Ou seja, se você está compartilhando as imagens captadas por suas câmeras com redirecionamento de porta com formato DDNS, acesso direto do streaming de vídeo por RTSP ou Onvif, a sua segurança pode estar em risco em todos os meios, seja ele físico, digital ou na nuvem.

É importante trabalhar com equipamentos e softwares que estejam homologados e que utilizam protocolos de criptografados em todos os níveis de comunicação, como HTTPS, SRTP, SRTCP e no caso dos hardwares que façam uso do chip de segurança TPM ou PLUTON.

Por isso, tanto a escolha de um software quanto do hardware de IoT para gestão desses dispositivos devem ser feitos com cuidado para garantir o sucesso do seu projeto.

O Milestone XProtect (principal linha de softwares do Milestone)é referência neste mercado e segue em direção da unificação de sistemas, incluindo dispositivos IoT, como câmeras, centrais de alarmes, sistemas de controle de acesso, sensores de medição, módulos de comutação remota (I/O) e muitos outros. Sempre com foco especial em segurança cibernética, sendo o único até momento a possuir a certificação oficial da GDPR.

Sobre o Milestone

Desde sua fundação em 1998, o Milestone se propôs a fazer com que sua plataforma de vídeo IP fosse aberta e independente, ajudando as pessoas a se protegerem e permitindo que seus clientes otimizassem os processos de seus negócios.

A desenvolvedora de softwares e soluções de videomonitoramento e vídeo análise número 1 no mundo já está presente em mais de 200 países, sendo a queridinha das organizações de todas as formas e tamanhos.

Equipamentos para recepção de alarme de sensores

Agora que você já conhece o software do Milestone, está na hora de conferir alguns equipamentos que oferecem um desempenho excelente para esse tipo de projeto.

Bosch B9512G – Painel de Controle

O modelo B9512G é o novo painel de controle comercial de primeira linha da Bosch. Ele possui uma interface de usuário simples para todos os sistemas e permite que o controle de intrusão, incêndios e acesso sejam integrados.

E assim como o Milestone, ele também é capaz de se adaptar a diversas instalações, seja ela grande ou pequena, fornecendo até 599 pontos individualmente identificáveis que podem ser divididos em 32 áreas.

Ele é uma versão atualizada de antigos painéis de controle da Bosch e conta com funcionalidades essenciais para que o dia a dia do usuário seja o mais prático possível, como o recurso de relatórios.

Com ele você é capaz de mensurar dados importantes, como o número de pontos individuais, as tentativas de programação remotas, relatórios de diagnóstico e relatórios de abertura e fechamento por usuário e número de área.

Outro benefício importante que ele fornece é o histórico de eventos. Ele armazena até 10.192 eventos locais e reportados, incluindo horário, data, evento, área, ponto e usuário.

Ele também possui um recurso de notificação pessoal, enviando mensagens de texto ou e-mails de notificação via Ethernet ou usando um comunicador celular caso aconteça um novo evento.

Além de todos os benefícios que já citamos, o alarme de intrusão da Bosch pode ser perfeitamente combinado com o Milestone XProtect, abrangendo gerenciamento de alarme integrado, verificação de vídeo, visualização de mapa, manuseio de portas e visualização de eventos a partir de uma interface do usuário.

AXIS A9161 Network I/O Relay Module

O Axis A9161 é um módulo de relé de E/S da Axis Communications. Ele possui um relé C e seis portas de E/S com entradas supervisionadas e níveis configuráveis. O módulo reage a entradas, como sinais de detectores de movimento PIR ou switches, para disparar ações.

Sabe aquele equipamento coringa que está procurando para o seu projeto? Você acabou de encontrar! Ele pode ser integrado a qualquer tipo de sensor e executado de forma remota.

Agora vamos conferir alguns exemplos de uso desse equipamento único e versátil da Axis Communications.

O Axis A9161 pode ser usado em conjunto com o porteiro eletrônico de rede Axis e com o Milestone XProtect, possibilitando o recebimento de chamadas de vídeo no sistema de monitoramento do Milestone. Isso facilita o dia a dia do operador, pois ele poderá conversar e visualizar a pessoa no local e autorizar remotamente a abertura da porta.

Outra opção de uso é a combinação com as controladoras Axis A1001, onde além da abertura e comunicação remota, pessoas autorizadas poderão usar suas credenciais para acessar determinados locais.

Outro fator que é importante citar é que não só os operadores permanecem seguros, mas também todo o sistema, pois a Axis e o Milestone utilizam protocolos de comunicação segura e criptografada.

Ainda está em dúvida de quais são os melhores hardwares e softwares para o seu projeto? Então venha fazer um orçamento com a nossa equipe especializada! Iremos indicar os melhores equipamentos de acordo com o seu projeto.

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa