Como manter a segurança de suas vendas via WhatsApp

Posted by



Realizar suas vendas via WhatsApp com segurança é sempre motivo de preocupação. Afinal, essa é a maneira favorita de boa parte dos brasileiros ao se comunicar com as empresas.

Segundo pesquisas recentes, o aplicativo está presente em 99% dos smartphones do país. Se por um lado surgem novas oportunidades para realizar vendas online, por outro aumentam os riscos de fraudes durante as transações.

O WhatsApp fez a parte dele. Desde 2016, todas as conversas são criptografadas de ponta a ponta. Isso significa que apenas as pessoas que participaram do chat conseguem acessar às informações compartilhadas. Nem mesmo o WhatsApp consegue ler ou coletar os dados das mensagens enviadas.

A criptografia é importante, porém, não é suficiente. Por isso, você deve analisar alguns pontos importantes sobre a segurança de dados no WhatsApp. Abaixo, em destaque, estão algumas informações e dicas bastante relevantes.

1 – Quais são as informações coletadas pelo WhatsApp.

Para promover melhorias no seu sistema de vendas via WhatsApp, é interessante conhecer quais são as informações coletadas pelo aplicativo. Muitas delas, as pessoas não fazem a menor ideia. Como o WhatsApp é do Grupo Facebook, boa parte desses dados é compartilhada com a rede social e também com outros aplicativos da empresa, como o Instagram.

Hoje, muitas das funções entre esses aplicativos acabam sendo unificadas. Recentemente, a empresa permitiu que usuários do Instagram respondessem os contatos do Facebook Messenger sem sair do aplicativo. Segundo a empresa, essas mensagens também são criptografadas e ninguém tem acesso a elas.

Boa parte das informações coletadas pelo WhatsApp dizem respeito ao comportamento dos usuários. A política de privacidade da empresa indica que alguns dados incluem o tempo, a frequência e a duração das conversas. Além disso, a empresa coleta informações secundárias, como problemas com o aplicativo, localização e quando o usuário está online ou não.

2 – Não faça backups.

É natural que os clientes ou você mesmo realize uma abordagem de vendas via WhatsApp durante as negociações. Todos esses contatos acabam sendo armazenados em cada um dos perfis do aplicativo. Entretanto, para a sua segurança, especialistas recomendam não realizar o backup dessas informações.

Por meio desse armazenamento é mais simples levar informações de um telefone para outro. O perigo se encontra exatamente nesse ponto. As conversas são criptografadas, mas os dados gravados no backup não. Por isso, caso ele seja acessado por outra pessoa, no Google Drive ou na nuvem da Apple, essas mensagens podem ser lidas com facilidade.

Nesse cenário, o melhor a fazer é desativar o backup desse conteúdo compartilhado no WhatsApp. Infelizmente, não há muitas provas de que o sistema de segurança da empresa seja tão confiável assim.

3 – Seja cuidadoso com suas informações pessoais.

Muitos empreendedores utilizam os aplicativos de mensagens para tirar dúvidas dos clientes, sobretudo no pós-venda via WhatsApp. É uma maneira de prestar um atendimento rápido e eficiente. Infelizmente, há diversos golpistas que estão atuando no ramo digital. Até mesmo por meio de softwares eles tentam capturar dados pessoais dos empreendedores.

Para evitar problemas, o melhor a fazer é limitar a maneira como os outros interagem com o seu perfil. Como muitas pessoas utilizam grupos para se comunicar, uma medida simples é mudar a sua configuração para a entrada nessas salas de bate-papo. Assim, sempre que você for convidado para um grupo, o WhatsApp irá enviar uma notificação, perguntando se é realmente do seu interesse em participar.

Dessa forma, você entra apenas em grupos com pessoas realmente conhecidas. Você pode ainda criar uma conta no WhatsApp Business e realizar a integração com uma plataforma de CRM. Além de ser mais seguro, por ser uma conta com perfil corporativo, o software de CRM oferece ainda proteções extras para as suas vendas via WhatsApp.

 4 – Nada de clicar em links desconhecidos.

Quem conta com um sistema de vendas via WhatsApp provavelmente recebe inúmeras mensagens de números desconhecidos. Muitas vezes, os golpistas tentam enganar os empreendedores com notícias falsas. Um dos casos mais comuns, por exemplo, é informar ao empresário ou pequeno comerciante que ele deve regularizar alguma situação pendente na Caixa Econômica. Ao fim da mensagem, há sempre um link para uma página em que o problema pode ser resolvido.

Na verdade, esses criminosos virtuais usam esse link para coletar informações pessoais e bancárias das pessoas. Portanto, jamais acesse nenhuma página enviada por algum desconhecido. Se houver dúvidas, ligue para a instituição financeira ou qualquer outra empresa que esteja relacionada na mensagem.

5 – Vai usar o WhatsApp no PC? Utilize o aplicativo.

É tentador promover suas vendas via WhatsApp utilizando o PC. Sem dúvida, ainda mais quando integrada a um CRM, o WhatsApp se torna uma máquina de vendas. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados ao utilizá-lo na versão desktop.

Caso você o utilize sem o CRM, é muito importante baixar o aplicativo para o computador, e deixe de lado o WhatsApp Web. Segundo especialistas da área de segurança de dados, boa parte dos ataques cibernéticos e coleta de informações ocorre por meio dessa versão do aplicativo na nuvem.

Portanto, é muito recomendável que você instale o aplicativo em seu computador e o utilize hoje mesmo para realizar suas vendas via WhatsApp.