API para expansão de projetos de controle de acesso

Utilização de API’s para expansão de projetos de controle de acesso

Posted by

O que é API e para que serve?

No mercado de tecnologia existem diversas soluções competentes para resolver os problemas do dia-a-dia, essas soluções podem ser físicas como hardwares e também podem ser digitais como softwares.

Porém, muitas empresas focam todo o seu esforço para construir uma solução perfeita que atenda um certo tipo de demanda, mas nem sempre atenderá todas as necessidades de seu consumidor.

Para isso, o mercado de tecnologia desenvolveu interfaces que unem soluções de diferentes departamentos e empresas com a finalidade de obter resultados de forma rápida e customizável. Uma dessas interfaces é a API.

API ou Application Programming Interface é uma interface de programação de aplicação, através desta interface uma empresa pode definir recursos internos que interagem com recursos externos através de comunicação entre padrões e protocolos.

Hoje em dia existem diversas soluções que utilizam APIs como forma de comunicação entre recursos, por exemplo, muitas lojas virtuais utilizam a API de pagamento com empresas financeiras. Essa comunicação é quase imperceptível para o usuário final.

Projetos de CFTV e controle de acesso podem usar API?

Agora que sabemos o que é uma API é importante ressaltar que a utilização deste recurso depende das necessidades de um projeto e de que ambos os lados da comunicação via API disponibilizem os seus recursos. Ou seja, para que um projeto CFTV ou controle de acesso utilize de uma API externa é necessário que a empresa que contém recursos externos disponibilize sua API para terceiros.

Desta forma, é fácil pontuar que projetos como esses podem sim usar de uma API, porém nem todas as empresas disponibilizam seus recursos.

O que se pode fazer em um projeto de controle de acesso com API?

É possível criar inúmeras soluções totalmente integradas através do recurso de API. Por exemplo: Uma empresa pode instalar catracas e câmeras de diferentes marcas e integra-las em um software unificado para facilitar o controle de acesso e o monitoramento de visitantes durante sua estadia no local.

Entre as diversas possibilidades existentes com o uso de API, as demandas de controle de acesso podem ser uma das mais recompensadas com a utilização deste recurso. Mas para isso, é necessário o uso de uma controladora capaz de suprir com a comunicação dos equipamentos.

Felizmente a Axis Communications possuí uma solução para isso.

Axis Communications

Axis Communications é uma empresa sueca fundada em 1984. Pioneira em fornecer soluções de vigilância por vídeo IP, lançando em 1996 a primeira câmera de rede do mundo.

Desde sua fundação a Axis vem aprimorando e inovando em seus produtos e tecnologias. Cada lançamento apresenta um conjunto de recursos singulares do fabricante, fazendo com que suas soluções se diferenciem dos demais.

Hoje ela está presente em mais de 50 países fornecendo os melhores equipamentos para o mercado CFTV, incluindo o Brasil.

API, Controle de Acesso e Axis A1001

O Axis A1001 é uma controladora de acesso fabricada pela Axis Communications e possuí API totalmente aberta, como visto no próprio datasheet da controladora “Isso permite que a unidade seja facilmente integrada a outros sistemas, como vigilância por vídeo, detecção de invasões e ponto/comparecimento.”

Esta controladora une qualidade e capacidade em uma única solução, com ela é possível gerenciar até 50 mil credenciais, visualizar log de eventos por hora ou tópicos, configurar ações de alarme através de gatilhos e muito mais.

Sua arquitetura desenvolvida para permitir integrações via API possibilita inúmeras interações com softwares de terceiros e isso porque a Axis Communications trabalha colaborativamente com comunidades de desenvolvedores que sempre estão trazendo as soluções mais recentes do mercado.

O Axis A1001 é alimentado via PoE e também pode alimentar fechaduras, leitoras e equipamentos auxiliares. Isso faz com que sua instalação e manutenção seja mais rápida e eficiente, já que o número de cabos necessários é limitado. Ele também é compatível com a integração direta com travas sem fio e controles de elevadores.

Controle de Acesso e Controle de Incêndio

Agora que conhecemos a controladora de Acesso Axis A1001 e como funciona sua interface API podemos exemplificar um projeto de controle de acesso onde foi possível integrar a controladora de acesso com catracas em uma portaria e também integrar as catracas com um sistema de alarme de incêndio.

A arquitetura da controladora permitiu a utilização de API para programar um evento para destravamento das catracas em caso de o sistema de alarme de incêndio ser acionado. Desta forma, dois sistemas totalmente diferentes foram integrados via controladora de acesso e sua API que possibilitou o desenvolvimento de um software para gerenciar os gatilhos e destravar a catraca.

Sabemos que escolher os melhores equipamentos e softwares nem sempre é uma tarefa fácil e por isso o IPMarket está aqui para te ajudar! Temos uma equipe especializada em projetos CFTV pronta para te atender e fornecer as melhores soluções.

Venha fazer um orçamento conosco!

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa