Videomonitoramento para Infraestrutura Crítica

Os desafios e soluções para a infraestrutura crítica no videomonitoramento

Posted by

Muitas pessoas acreditam que iniciar um projeto CFTV para infraestrutura crítica é um desafio, mas quando você conhece as necessidades de cada ambiente e esclarece o objetivo do monitoramento isso se torna uma tarefa fácil.

É importante compreender todos os riscos existentes em sua empresa para que as soluções sejam implantadas corretamente, maximizando não só a segurança do local, mas também a dos seus colaboradores e clientes.

Isso ajuda a otimizar todos os processos e auxilia na fundamentação de decisões estratégicas, tanto em situações de emergência interna quanto em casos de invasões ou outros fatores externos.

Mas agora vamos descobrir como a vigilância de infraestruturas críticas pode ser efetiva e com um excelente custo-benefício.

Economia sem perder a qualidade

Pensar no futuro é essencial para construir um projeto de videomonitoramento. Tudo o que está planejado vai te atender no futuro? Vai precisar adicionar algum equipamento? As integrações de hoje são o suficiente?

Tudo muda e as necessidades do seu negócio também vão mudar, por isso é importante investir em equipamentos e softwares econômicos, flexíveis e com diversas possibilidades de integração.

Imagina uma grande área de carga e descarga por exemplo, nela vai haver diversas soluções integradas. Seja de câmeras com cornetas para monitorar e orientar os veículos referente a circulação no local quanto de câmeras com o sistema de controle de acesso para identificar quem está entrando no ambiente.

São diversos desafios que podem surgir no caminho e se preparar para elas pode evitar muita dor de cabeça, por isso vamos apresentar alguns cenários e suas possíveis soluções.

Monitoramento em grandes áreas

Para esses ambientes, apostar nos radares pode ser uma excelente opção, já que eles utilizam ondas eletromagnéticas para realizar a detecção de pessoas e objetos, identificando sua localização, velocidade e direção.

Ele pode ser combinado com o Axis Optimizer para Milestone XProtect e criar uma cerca eletrônica capaz de detectar anormalidades no perímetro e acionar eventos de forma automática.

E tem mais, ele pode ser integrado com as câmeras PTZ’s para que quando houver a geração de um evento, ela se movimente e monitore o objeto de acordo com as informações enviadas pelo radar.  

Extra: O Axis Optimizer para Milestone XProtect foi desenvolvido pela Axis para otimizar a usabilidade das câmeras, fornecendo plug-ins importantes que ajudam a desbloquear funcionalidades e recursos dos dispositivos Axis no XProtect.

Monitoramento de materiais inflamáveis

As câmeras termográficas são perfeitas para esse tipo de monitoramento já que possuem um sensor que permite realizar a vigilância do local através da radiação térmica emitida pelos materiais.

Sua utilização contínua fornece gráficos e indicadores de saúde do ambiente, possibilitando a criação de relatórios de análise de risco e de melhorias para a segurança do trabalho.

Vale lembrar que muitos modelos necessitam de um CR – Certificado de Registro – para serem comercializados, mas a Axis disponibiliza alguns modelos livres deste certificado, como a Q1942-E de 10mm e Q2901-E de 9mm.

Monitoramento de locais com baixa movimentação

Estar por dentro de tudo o que está acontecendo em grandes infraestruturas nem sempre é fácil, alguma área pode acabar passando despercebida, principalmente aquelas que possuem baixa movimentação e podem ser “esquecidas”.

E para que não haja preocupação quanto a vigilância desses ambientes, temos o Axis Object Analytics – uma tecnologia inteligente capaz de detectar e classificar humanos e objetos presentes na cena.

Com ele é possível criar uma linha virtual e cada vez que uma pessoa ou objeto cruzar essa região, um alarme será acionado e o operador será notificado. Mas não precisa se preocupar, ele também consegue distinguir alarmes falsos como sombras, folhas balançando ou pequenos objetos em movimento.

As cornetas também podem ser integradas para quando ocorrer um evento o operador possa apertar um botão e notificar o invasor de que ele está sendo monitorado – e muitas vezes esse procedimento já é o suficiente para que outras medidas não sejam necessárias.

Como identificar as necessidades do seu projeto

Quando não há o conhecimento técnico, identificar as necessidades do seu projeto pode ser um pouco difícil. Por isso, é importante contratar uma empresa especializada e de confiança para te auxiliar.

E para essa missão, nós estamos aqui! Vamos dar todo o suporte para você entender a real necessidade do seu negócio, fazendo integrações personalizadas e com alto grau de sofisticação. Venha fazer o seu orçamento conosco!

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa