primeira-camera-ip

Axis comemora 25 anos do lançamento da primeira câmera IP do mundo

Em um passado não muito distante o monitoramento por vídeo era realizado somente de forma analógica, mas isso estava prestes a mudar! Em 1996 a Axis lançava a primeira câmera IP do mundo com diversas funcionalidades que revolucionaram o mercado CFTV.

Hoje, após 25 anos, o fabricante continua colhendo frutos do seu grande empreendimento – a câmera IP AXIS – e comemora a sua solidificação como Nº1 em soluções de vigilância por vídeo IP. 

Mas agora chega de conversa, vamos conhecer a Axis Neteye 200 e toda a sua evolução até os dias de hoje.

Colocando a imaginação em prática

Os equipamentos IP elevaram o patamar da segurança por vídeo proporcionando maior qualidade de imagem, acessibilidade remota, facilidade de integração, capacidade de dimensionamento, gerenciamento de eventos e análises e diversos outros benefícios. 

Tudo isso começou de uma forma muito peculiar, pois os fundadores – Mikael Karlsson, Martin Gren e Keith Bloodworth – tinham a ideia de utilizar a tecnologia de rede para conectar dispositivos e torná-los inteligentes, o que era uma grande novidade na época. 

Desde sempre o intuito era trabalhar com padrões abertos e evitar protocolos proprietários para que a escalabilidade pudesse ser maior e para que houvesse economia tanto com equipamentos quanto com consumo de energia. 

E foi assim que juntando suas ideias e habilidades ocorreu a conexão de uma câmera à rede, possibilitando que qualquer pessoa com acesso à internet pudesse assistir ao vivo em qualquer lugar do mundo, e visualizar o que estava acontecendo no local monitorado.

Extra: Antigamente, utilizar a tecnologia de rede para conectar dispositivos era chamado de Tecnologia ThinServer, o que hoje conhecemos como Internet das Coisas – IoT. 

Expandindo o seu portfólio

Após o grande sucesso – que é inegável – a Axis não poderia ficar parada, expandir o seu portfólio e continuar inovando era necessário. 

Conforme a demanda do mercado ia evoluindo, os equipamentos do fabricante evoluíram junto. É possível encontrar dispositivos para todas as necessidades, desde câmeras mais robustas para ambientes externos, quanto produtos discretos para cenários mais sensíveis.

Se antes o monitoramento era monótono, hoje ele pode ser uma excelente ferramenta de negócio para a sua empresa quando combinado com aplicativos de análises desenvolvidos também pelo próprio fabricante – ou parceiros. 

Quais são os seus modelos disponíveis?

Seu portfólio é gigantesco e conta com diversos modelos, desde câmeras de caixa fixa até câmeras à prova de explosão. Mas hoje iremos nos aprofundar em alguns modelos, como:

As câmeras Axis PTZ’s que possuem o recurso pan, tilt e zoom para fornecer cobertura de uma área ampla e ótima qualidade de imagem em uma única câmera. Sua capacidade de aplicar o zoom – seja manual ou automático – permite que ocorra a validação de eventos detectados, maximizando a proteção e minimizando custos. 

As câmeras Axis Bullet’s que com o seu design pequeno e discreto se tornam ideais para qualquer ambiente, seja ele interno ou externo. Elas possuem também iluminação IR integrada com uma qualidade de vídeo de alta resolução. 

As câmeras Axis Domes que podem ser instaladas discretamente em qualquer ambiente. Sua caixa oferece proteção contra redirecionamento, desfocagem e impactos – e também disfarçam para qual direção a lente está apontando. 

E as câmeras Axis Panorâmicas que permitem cobrir áreas amplas com apenas uma câmera, podendo ser utilizadas para monitorar atividades e detectar incidentes em grandes ambientes, rastrear o fluxo de pessoas e aprimorar o gerenciamento de áreas.

E não podemos esquecer que ela desempenha a função de até 4 câmeras, ou seja, os custos de sua instalação e sistema são mantidos mais baixos.

Além das câmeras, a AXIS possui em seu portfólio equipamentos para controle de acesso e sonorização também com a tecnologia IP.

Se você quer conhecer os melhores equipamentos Axis e como cada um pode agregar no sistema de videomonitoramento da sua empresa, venha para o IPMarket e faça uma cotação com a nossa equipe especializada!

Somos parceiros GOLD da Axis e podemos ajudar desde o início até fim do seu projeto, desenvolvendo soluções personalizadas para otimizar o dia a dia dos seus colaboradores.

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa