investimento-em-segurança

Como calcular e comunicar o retorno sobre investimento em segurança

Posted by

Muitas empresas ainda consideram difícil justificar o orçamento de segurança física para proteção de riscos que por vezes nem aconteceram ainda, ou acabam vendo os sistemas de segurança como algo que traz despesas e não gera receita para o seu negócio.

Mas e se te falarmos que hoje é possível estimar esse valor, você acreditaria?

Graças ao ROSI – Retorno Sobre o Investimento em Segurança, ferramenta que vem ganhando força no mundo da segurança eletrônica, podemos comunicar de forma mais assertiva o valor que os sistemas terão em seu negócio.

Quer conhecer mais sobre ele? Então é só continuar nesse post! 😉

Otimizando as operações do seu negócio

Como conceito, o ROSI vai muito além da discussão usual de proteção entendida por seus usuários. Embora o investimento possa ser em produtos e soluções de segurança, os benefícios do mesmo agora podem se estender a todas as unidades de operações de negócios da sua empresa.

Hoje, os sistemas de segurança eletrônica, como controle de acesso e vigilância por vídeo, possuem a capacidade de fornecer grandes conjuntos de dados. Esses dados, combinados com análises avançadas baseadas em Inteligência Artificial (IA), têm o poder de fornecer insights e informações para otimizar as operações em muitas áreas de negócios.

Em comparação com a cibersegurança, o ROSI destaca o impacto geral que um possível ataque aos dados pode causar a sua empresa, seja negativamente nas operações ou na eficiência e resultados da organização.

Além disso, ele também pode ser utilizado para explicar como os sistemas de segurança podem fornecer um retorno em termos de mitigação de riscos e outros valores importantes para cada negócio.

Explicando na prática…

Agora que você já está por dentro do ROSI, chegou a hora de entender o que ele estima na prática.

Sabemos que os equipamentos de vídeo, controle de acesso e diversos outros dispositivos e softwares são capazes de nos fornecer informações valiosas que em sua maioria seriam impossíveis de coletar manualmente com a mesma velocidade, eficiência e precisão oferecida por eles.

Além disso, a inteligência artificial (IA) e o aprendizado profundo, geralmente incorporados em hardware e software de segurança eletrônica, ajudam as organizações a obter insights adicionais de todos os dados coletados.

A análise de vídeo é um ótimo exemplo de ROSI em ação. Na superfície, os sistemas de vigilância por vídeo funcionam principalmente como uma medida de segurança preventiva ou parte de uma estratégia de redução de risco. Mas a análise de vídeo integrada, como contagem de pessoas, detecção de pontos de acesso e análise de ocupação de edifícios, pode ser usada para fins muito além da segurança.

Por exemplo, os metadados coletados dessas análises podem ser usados ​​para ajudar a gerenciar a força de trabalho remota/híbrida, controlando o acesso para garantir que o pessoal cumpra os novos horários que limitam a ocupação do edifício e a densidade da multidão para atender aos protocolos de saúde e segurança.

Existem diversas possibilidades e cada uma delas pode ser adaptada para a sua empresa, mas para que elas sejam eficientes, é necessário que os equipamentos e softwares escolhidos para o seu projeto sejam de qualidade e possuam recursos de segurança avançada para garantir que não haja acessos desconhecidos aos seus dados.

Por que investir em equipamentos de qualidade

Uma vez que alguém acessa o seu sistema de segurança e rouba os seus dados, ela terá informações suficientes para realizar ataques cibernéticos novamente, além de também poder replicá-los para obter informações mais profundas dos seus clientes, em suas próprias contas pessoais.

E já pensando em todas as possibilidades, a Axis desenvolveu recursos de segurança cibernética avançados que combatem diferentes tipos de ataques e reduzem a vulnerabilidade contra acessos não autorizados em seu sistema.

Como por exemplo o AXIS Edge Vault, que protege o ID dos dispositivos Axis e simplifica a autorização dos produtos em sua rede. Além disso, um de seus futuros lançamentos (segundo trimestre de 2022), permite que o vídeo assinado adicione uma soma de verificações criptografadas a cada quadro de vídeo, que é assinado pelo ID dos dispositivos Axis. Assim, sendo possível verificar se a filmagem foi adulterada após sair do equipamento.

Outro recurso famoso e elogiado pelos usuários dos equipamentos Axis é o firmware assinado que impede acessos não autorizados no sistema e a inicialização segura que garante que o equipamento esteja livre de malware caso o usuário altere o padrão de fábrica.

E para agregar ainda mais na segurança da sua empresa, a Axis também conta com o Trusted Platform Module (TPM), um componente de hardware independente que garante que as chaves criptográficas e os certificados permaneçam seguros e protegidos, mesmo em casos de violações de segurança.

Até aqui só falamos de como os equipamentos Axis podem erradicar os impactos causados por ataques cibernéticos nos sistemas de segurança, mas e como os softwares VMS podem ajudar a mitigar ainda mais esses riscos? É isso que vamos ver agora!

Milestone XProtect – Software VMS Nº1 do mundo

Contar com um software de gerenciamento de vídeo (VMS) eficaz também é uma excelente maneira de garantir que os dados gerados pelo seu sistema de vigilância estejam totalmente seguros e longe dos ataques.

O XProtect por exemplo, software desenvolvido pela Milestone capaz de realizar customizações altamente flexíveis e para todos os tipos de negócio, possui uma série de recursos de segurança que mantêm seu sistema e seus dados protegidos tanto contra ameaças internas, quanto externas.

Sua criptografia em servidores de gravação e de gerenciamento é um dos seus grandes diferenciais, pois realiza a criptografia e segurança de alto nível (HTTPS) de acesso de usuários web e móvel, além de realizar a separação física da rede de câmeras e da rede do cliente.

Sem contar com o seu manuseio seguro de evidências ponta a ponta, que permite que o usuário proteja os arquivos de vídeo com senha e limite o acesso de usuários autorizados, a fim de garantir que as provas não caiam em mãos erradas.

E por último, mas não menos importante, o seu acesso seguro ao sistema, que permite que o responsável controle de forma efetiva a permissão de acesso de cada usuário a nível de visualização quando diversas pessoas precisam acessar o sistema ao mesmo tempo.

Conheça o AXIS Optimizer for Milestone XProtect

Agora você deve estar pensando “Será que invisto em software ou em hardware?”, e a resposta é: quanto mais segurança melhor.

Sabemos que encontrar tanto um software quanto um hardware de qualidade que trabalhem em conjunto pode não ser uma tarefa fácil, mas também pensando em facilitar o seu dia a dia, os dois exemplos que trouxemos, além de serem os melhores do mercado e trabalharem entre si, possuem um recurso que auxilia na integração dos equipamentos Axis com os softwares de análise do Milestone, o AXIS Optimizer for Milestone XProtect.

Ele foi desenvolvido pela Axis para otimizar a usabilidade das câmeras, fornecendo plug-ins importantes que ajudam a desbloquear funcionalidades e recursos avançados dos dispositivos Axis no Milestone XProtect.

Ufa… Dessa vez bombardeamos informações importantes, mas ainda podem surgir diversas dúvidas e interesses. Então não se esqueça, venha para o IPMarket e faça uma cotação com a nossa equipe especializada!

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa